Formar-se pela primeira vez é um dos momentos cruciais na vida de muitos estudantes. Essa celebração é lembrada quando todos eles juntos arremessam o chapéu para o alto, simbolizando a formação na Universidade ou do Ensino Médio.
Antes de tudo, deve-se organizar uma comissão de formatura (grupo de alunos voluntários de uma ou mais turmas) quando iniciar o terceiro ano da faculdade. O mais cedo possível. Assim, todos terão tempo de arrecadar dinheiro e ver as melhores formas de pagamento.
De acordo com uma reportagem feita pelo jornal O Globo Online, é o que aconselham os cerimonialistas: em seis meses, é possível organizar a colação de grau e o baile.
Ela é formada por:
⇒ Presidente: Aquele que irá coordenar e decidir todos os passos até a formatura: pesquisa valores, conversa com empresas e transmite as informações para os formandos, faz a tomada de decisões.
⇒ Vice-presidente: assume o cargo da presidência, caso essa falte.
⇒ Tesoureiro: é composto por, no mínimo duas pessoas. Elas farão pagamentos, cobranças, definirão valores e apresentarão demonstrativos.
⇒ Escrivão ou secretário: responsável por cuidar da ata, fazendo o registro das decisões;
⇒ Eventos: serão os responsáveis por arrecadar fundos, como festas, rifas, eventos acadêmicos, palestras, bazar, etc. Cada formando terá a sua função, incluindo nessa parte de arrecadação.
Obs.: Ela não deve ultrapassar dez pessoas. E deve ser criada uma associação sem fins lucrativos registrando-a em um Cartório Civil de Pessoa Jurídica. Funciona como uma empresa.
A comissão também escolherá:
Com tudo isso decidido, deve-se programar o dia e a hora que será o evento e verificar a disponibilidade de todos os envolvidos e de seus familiares.
Após isso, faça um orçamento. Pesquise em diferentes empresas e veja como poderá ser feita a formatura do curso juntamente com seus colegas de turma. Para agilizar a escolha, o ideal é pedir a ajuda de colegas que já se formaram. A comissão será responsável por ver os valores da concorrência, os orçamentos, participar de festas feitas pela empresa, assim como verificar documentos que atestem o serviço. Vejam os pacotes adicionais oferecidos por eles.
A empresa escolhida ficará responsável pelos detalhes: buffet, banda, convites, fotos, contratos com outros serviços, etc. Tenha cuidado com o contrato a ser feito com a empresa. O nome de todos os formandos deve constar no documento, assim como as informações referentes ao assunto e caso aja algum problema, os estudantes poderão reclamar pelos seus direitos.
Cuidado com as cláusulas sobre foto e filmagem: verificar se todos podem fazer filmagens ou se algum aluno poderá recursar não ter o album de fotografias, se optar e também sobre a cláusula que estipule a perda total dos valores, pois ela é injusta. E havendo problemas quanto a isso, o aluno deverá procurar a comissão de formatura e se não resolver, ir ao PROCON.
Em seguida, escolha o local, que não precisa ser exatamente na escola onde se formou. Pode ser a bordo de um navio ou numa praia, num camping, para que seja o mais marcante possível. Selecione o tema: as empresas organizadoras de eventos estão inovando cada vez mais, com temas dos anos 60, tropical, circo, etc. Depois, organize a lista de convidados, mande confeccionar os convites e distribua. Crie um cardápio relacionado ao tema da festa e decoração.